Mais de 600 profissionais participaram nesta quinta-feira (14) do segundo curso gratuito de 2005 do Programa Cárie Zero, da Secretaria Municipal da Saúde. O curso – "Evidências da Efetividade do Uso de Flúor na Odontologia" – teve como palestrante a odontóloga Simone Tetü Moysés, PhD em Epidemiologia e Saúde Coletiva pela Universidade de Londres e coordenadora do Mestrado em Odontologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR).
O primeiro curso do Cárie Zero no ano, realizado em maio, abordou o tema "Desmistificando a Periodontia". O palestrante foi o especialista em periodontia Régis Claret Bueno. Em 2004, o programa promoveu cinco cursos para profissionais da odontologia. O Programa Cárie Zero é o difusor do modelo assistencial púbico para a odontologia. Está estruturado em três vertentes: Cárie Zero-Amigo Especial, Dentista Cárie Zero e Ônibus Cárie Zero.,
A idéia do programa é somar esforços entre os setores público e privado, associativo e educacional, potencializando ações e otimizando a atenção odontológica. O resultado é o aumento da cobertura assistencial e das atividades de promoção à saúde bucal da população.
Das 108 unidades municipais de saúde, 96 têm clínicas odontológicas. São 503 dentistas, mais 175 técnicos em higiene bucal e 520 auxiliares de consultórios.
Em março passado, o programa lançou o novo Ônibus Cárie Zero, que teve sua trajetória iniciada em 1997. De lá para cá, mais de 500 mil pessoas já "viajaram" pelas atividades do ônibus. O Ônibus Cárie Zero é uma proposta, inédita no país, considerada referência nacional em educação em saúde bucal. O novo ônibus tem como novidade um espaço interno adequado às atividades artísticas e educativas, com um palco removível aberto na lateral do veículo.
O ônibus traz também jogos interativos, a boca e os macromodelos gigantes que ensinam as crianças a maneira correta de escovar os dentes. Outra novidade é a plataforma elevatória que permite o acesso de pessoas com deficiências. "As ações do ônibus têm como finalidade estimular mudanças de atitude, o auto-cuidado e a promoção de saúde através de atividades de educação em saúde bucal", explica a coordenadora do Programa Saúde Bucal, Lise Villani Souza.
O público-alvo são crianças de creches, escolas públicas e privadas; instituições do ensino especial; empresas e asilos, além dos eventos com a população em geral, em parceria com as outras órgãos municipais. Em 2004, o Ônibus Cárie Zero desenvolveu atividades educativas envolvendo 47 mil pessoas, das quais 38 mil crianças, em eventos abertos à comunidade.