Mais de 500 integrantes do Governo se reúnem para balanço da administração estadual

Durante dois dias todos os secretários de Estado, diretores-gerais, presidentes de empresas públicas e chefes de núcleos regionais estiveram reunidos no Centro de Capacitação de Faxinal do Céu para um balanço dos dois anos e meio de mandato do governador Roberto Requião. Mais de 500 pessoas estiveram presentes e foram divididas em seis grupos de trabalho representando as macro-regiões do Paraná. Outros dois grupos foram formados por secretários de Estado e diretores-gerais e assessores.

As atividades começaram na tarde de quinta-feira (07) com a discussão da aplicação do programa de Governo em todo o Estado. Os pontos positivos, assim como as deficiências, foram destacados. Segundo o vice-governador e secretário da Agricultura, Orlando Pessuti, o objetivo do encontro foi integrar os agentes públicos responsáveis pela execução do plano de governo de Roberto Requião. ?Todos já conhecem as linhas gerais do plano, mas é importante mostrar a sua aplicação no dia-a-dia da população, em cada cidade do Paraná?, ressaltou Pessuti, que foi o coordenador do evento.

O grupo formado por secretários de Estado e presidentes de empresas públicas foi coordenado pelo secretário chefe da Casa Civil, Caíto Quintana. Segundo ele, ?todos classificaram a experiência como extremamente positiva?. Entre as várias decisões do grupo está a realização mensal de reuniões entre secretários e presidentes de empresas, além do encontro que já acontece todas às terças-feiras pela manhã, em Curitiba, no Museu Oscar Niemeyer.

Os outros sete grupos também elaboraram estratégias de integração, como reuniões periódicas e troca constante de informações. Na sexta-feira (08), os grupos elaboraram um documento destacando os pontos fortes do Governo que devem ser mantidos e divulgados para atingirem toda a população e também estratégias para suprir as deficiências apontadas. Cada grupo fez um relatório que foi apresentado ao final da reunião.

Balanço

Os programas sociais do Governo, como o ?Leite das Crianças?, ?Luz Fraterna? e ?Tarifa Social?, a recuperação de estradas, as políticas tributária e fiscal diferenciadas, os investimentos em saúde, educação e segurança pública foram apontados por todos os grupos como destaques do Governo. Outro ponto comum ao balanço de todos os grupos foi a transparência dos gastos públicos e a austeridade do governador. Ainda entre os pontos fortes destacados estão as ações na área do meio ambiente, o Fundo de Aval, correções salariais dos funcionários públicos, a geração de empregos e a abertura de novas empresas no Estado.

?Estamos no rumo certo e os compromissos de campanha estão sendo cumpridos, sobretudo nas áreas sociais. A nossa opção preferencial é pelos pobres e trabalhamos para eliminar as desigualdades que existem no Paraná?, afirmou o governador Roberto Requião, que esteve no encerramento do encontro. Para Requião, a integração entre todos os funcionários é fundamental para o sucesso do plano de Governo.

Em um discurso emocionado, o governador fez um balanço de todas as ações, nas mais diferentes áreas, e afirmou que o Paraná tem uma administração forte, comprometida e trabalhando com todo o empenho para reverter o quadro deixado pela última administração. ?Assumimos um Estado desmembrado, com a Copel dividida e prestes a falir, a Sanepar entregue à iniciativa privada, a auto-estima do servidor abalada por anos de descaso e uma série de contratos lesivos à economia do Paraná?, lembrou o governador.

?Rompemos contratos que só na área de informática custavam R$ 450 milhões aos cofres públicos sem que uma empresa sequer nos questionasse na Justiça?, contou. Requião também comentou a tentativa de rompimento do convênio de delegação do Porto de Paranaguá ao Estado (leia matéria ?Requião critica tentativa de intervenção no Porto de Paranaguá?).

O governador ainda salientou a retomada do crescimento econômico do Estado. ?A Copel foi novamente verticalizada e hoje dois importantes jornais econômicos apontam que a estatal é a terceira melhor empresa do mundo e a primeira nas Américas. Recuperamos o controle administrativo da Sanepar e com isso a empresa voltou a ter sua função primordial: servir a população ao invés da busca indiscriminada dos lucros?.

Faxinal

O Centro de Capacitação de Faxinal do Céu está localizado no distrito de Faxinal do Céu no município de Pinhão (km 78 da PR-170), onde está situada a vila residencial da Usina Governador Bento Munhoz da Rocha, pertencente à Copel.

O nome ?Faxinal? significa uma grande faixa de árvores da mesma espécie, Já ?Céu? é devido a altitude em que está localizado o Centro: a 1.100m acima do nível do mar. O acesso à vila, a partir de Curitiba, se faz pela BR-277 até o entroncamento com a PR-170, trecho Guarapuava – Pinhão – Bituruna, num total de 350 quilômetros de distância.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo