O terceiro Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) será feito no dia 12 de novembro por 463 mil alunos do ensino superior – quase 200% a mais que em 2004, primeiro ano da prova. No ano passado foram 347 mil. A listagem dos selecionados está no site www.inep.gov.br.
Em São Paulo, 125 mil estudantes farão o Enade. É a maior participação do País, mesmo com a recusa das duas maiores instituições brasileiras, Universidade de São Paulo (USP) e Estadual de Campinas (Unicamp), de realizar a prova.
O Enade é feito por amostragem. Neste ano, dos 820 mil alunos aptos a participar, 56,4% foram selecionados, entre ingressantes e concluintes. Ingressantes são aqueles que cumpriram de 7% a 22% da carga horária total do curso e concluintes os que já passaram de 80%.
Quem for selecionado e não comparecer no dia da prova fica impedido de colar grau. Os estudantes escolhidos pelo Inep em 2004 e 2005, mas que não fizeram a prova, podem participar do Enade este ano. Esses alunos devem entrar em contato com a coordenação do curso e solicitar a inscrição até dia 4 de outubro. Para conseguir o certificado de graduação, basta que os alunos respondam às 10 perguntas de conhecimento geral. Ao todo, são 40 questões -30 delas específicas.
As áreas que fazem o exame, agora em novembro, são: Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Biomedicina, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Design, Direito, Formação de Professores (Normal Superior), Música, Psicologia, Secretariado Executivo, Teatro e Turismo.