Equipes campeãs de diversos estados brasileiros estarão durante nove dias participando a partir desta sexta-feira (30) das Olimpíadas Escolares 2005 (Jebs), em Brasília. Serão cerca de 2,5 mil alunos, com idades entre 15 e 17 anos, de mais de 520 entidades de ensino públicas e privadas do país – número recorde – que disputarão medalhas em oito modalidades: atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, natação, vôlei e xadrez.
A cerimônia de abertura da competição será realizada às 18h, nesta sexta-feira, no Ginásio do Cruzeiro. "As Olimpíadas Escolares JEBs 2005 marcam o início de um processo capaz de revolucionar o esporte brasileiro, seja como instrumento de educação e socialização dos nossos jovens, seja como campo de observação e descoberta de talentos para o esporte de alto rendimento", explica Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro.
As primeiras disputas das Olimpíadas serão realizadas no sábado (01) com partidas de basquete e lutas de judô. No domingo (02), começam as partidas de handebol. Com cerca de 3300 pessoas envolvidas no evento, entre atletas, técnicos, árbitros, voluntários e organizadores, a competição será realizada em 17 instalações esportivas da Capital Federal.
As ?Olimpíadas Escolares (JEBs) 2005? formam a maior competição estudantil do Brasil, envolvendo 24 estados mais o Distrito Federal, com o apoio das Secretarias Estaduais e Municipais de Esporte. "Além do espírito competitivo, os jogos promovem inclusão social, complementam a educação pedagógica nas escolas da rede pública e privada, melhoram a auto-estima e a saúde de nossos alunos e detectam novos talentos para o esporte brasileiro", afirma o Ministro do Esporte, Agnelo Queiroz.
O Paraná estará participando com mais de 300 pessoas em todas as modalidades e espera repetir as boas apresentações dos últimos jogos nacionais em que esteve presente. ?Temos a certeza que nossos atletas bem representarão o Paraná em Brasília, a cada ano estamos colhendo mais resultados positivos, e tudo garças a dedicação destes atletas e ao trabalho que nossos professores de Educação Física fazem pelo esporte de nosso Estado?, disse Ricardo Gomyde, Presidente da Paraná Esporte.