São exatamente 24 mil 399 candidatos inscritos que deverão participar da provas da primeira fase do vestibular da Universidade Estadual de Londrina (UEL) neste domingo (13). Eles irão concorrer a 3.050 vagas, em 41 cursos. Desse total, 8.851 disputam as vagas reservadas aos estudantes da escola pública (até 20%) e 1.326 candidatos, às vagas dos que se declararam negros e da escola pública (até 20%).
Nessa primeira etapa todos os candidatos inscritos fazem a prova de Conhecimentos Gerais, com 60 questões. Serão 26 locais de provas, 599 salas, em Londrina, Cambé e Ibiporã. O concurso começa às 14 horas, mas é recomendável que os candidatos cheguem ao local de provas com uma hora de antecedência.
Os candidatos devem levar carteira de identidade (original) e o cartão de inscrição, com uma foto 3 x 4 recente e a cópia da carteira de identidade, colados, além de caneta tinta preta, lápis e borracha. Quem não recebeu o cartão de inscrição pelo Correio, pode imprimir uma cópia na Internet (www.uel.br/vestibular).
Serão convocados para a segunda fase, os candidatos que obtiverem índice mínimo de acertos de 30% (18 questões) na prova de Conhecimentos Gerais e atenderem os seguintes critérios, definidos a partir da relação candidato/vaga: cursos com concorrência de até 15 (quinze) candidatos por vaga: serão convocados para a 2ª fase até 3 (três) vezes o número de candidatos classificados por vaga em disputa; cursos com concorrência acima de 15 (quinze) candidatos por vaga: serão convocados para a 2ª fase 5 (cinco) vezes o número de candidatos classificados por vaga em disputa.
A segunda fase será realizada nos dia 18 e 19 de dezembro, com as provas de Redação, Línguas e Conhecimentos Específicos. A realização das duas fases não implicará nenhuma alteração da concepção pedagógica das provas do vestibular. As provas continuarão com o mesmo número de questões, notas de corte, pesos e conteúdos programáticos. As questões continuarão privilegiando a contextualização, a leitura crítica dos problemas relevantes na atualidade e o diálogo interdisciplinar.
No dia 20 de dezembro será aplicada a Prova de Habilidade Específica, somente para os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Educação Artística, Design de Moda, Design Gráfico e Música.