Cerca de 10,5 milhões de estudantes participam hoje, em todo o país, do início dos testes da 1ª Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Com o tema "Somando novos talentos para o Brasil", a olimpíada tem o objetivo de estimular o estudo de Matemática e identificar jovens talentos, proporcionando a eles novos caminhos nas áreas científica e tecnológica.
Ao todo, 31,7 mil escolas brasileiras participam da competição. Esse número representa 92% dos municípios do país. Nesta primeira fase serão aplicadas questões objetivas. A lista nacional dos alunos classificados sairá no dia 20 de setembro. Na segunda fase, a ser realizada em 8 de outubro, os estudantes farão prova discursiva. A divulgação final do resultado está prevista para novembro.
Os alunos classificados receberão medalhas nas categorias ouro, prata e bronze e certificados de menção honrosa. Também serão distribuídas 2.001 bolsas de iniciação científica júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) aos melhores colocados. Os professores dos 100 melhores alunos ganharão estágio de 15 dias no Instituto de Matemática Pura Aplicada (Impa). A Olimpíada de Matemática é promovida pelos ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação.