O governador Roberto Requião entregou duas viaturas do programa Patrulha Escolar Comunitária, em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba. ?Estamos cumprindo o que prometemos na campanha. Governar é isso, leite para crianças, energia elétrica e água baratas, e segurança pública voltada para a comunidade? declarou Requião, referindo-se aos programas sociais e de policiamento comunitário implantados em seu governo.
Para o secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, as novas viaturas ?são complemento do grande investimento em segurança pública deste governo no Estado?. ?A Patrulha Escolar Comunitária e o Projeto Povo (Policiamento Ostensivo Volante) são a nova forma de se fazer segurança pública. A Patrulha Escolar é um projeto ótimo e o Estado dá estrutura para extensão desse programa?, completou. Tanto o projeto Povo e a Patrulha Escolar buscam aproximação com a comunidade a que atendem para que os problemas de segurança sejam resolvidos em conjunto com a sociedade.
A solenidade foi realizada na Prefeitura de Araucária e contou também com a presença do prefeito Olizandro José Ferreira e do comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Nemésio Xavier.
Ampliação
Segundo o coordenador estadual da Patrulha Escolar Comunitária, capitão Wanderley Rothemburg, a entrega é a primeira do ano que cumpre o plano de expansão da Patrulha Escolar. ?Substituímos uma viatura que precisa de manutenção e entregamos um veículo novo para reforçar o policiamento nas escolas?, disse. Com o reforço na Patrulha Escolar passarão a ser atendidos mais de 30 mil alunos em Araucária, matriculados em 14 escolas estaduais, 64 municipais e 14 particulares. ?O governo está cumprindo a meta de expansão e vamos chegar em todas as regiões do Paraná?, disse o capitão.
Em todo o Estado, mais de 500 mil alunos da rede pública e particular de ensino são atendidos pelo programa. Ao todo, são 200 mil estudantes em Curitiba, 125 mil na Região Metropolitana e 200 mil no interior do Estado. O coordenador do programa é o major Anselmo José de Oliveira, chefe da Casa Militar, e a implantação cabe à Polícia Militar, com a colaboração da Secretaria da Educação.
No último dia 17, o governador entregou 82 novos veículos para a Patrulha Escolar. Estas viaturas devem atender as escolas de 36 municípios do interior do Estado, além de reforçar o patrulhamento em Curitiba e na Região Metropolitana.