Maioria dos governadores aprova PAC, mostra pesquisa

Pesquisa de opinião feita pelo jornal O Estado de S. Paulo com governadores mostra que a maioria deles apóia o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), mas ao mesmo tempo pede mais ousadia do Banco Central (BC) na redução da taxa de juros, hoje em 12,75%. Dos 22 governadores que responderam às perguntas, após a reunião da semana passada com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 77% disseram que a política monetária precisa ser mais ousada ou sofrer mudanças profundas. Quanto ao PAC, 14 deles (64%) estão confiantes e outros 8 (36%) opinaram que o pacote é insuficiente para recolocar a economia nos trilhos do crescimento.

As posições mais críticas ao BC partiram justamente da base de sustentação do governo. Dos governadores lulistas, só o petista Jaques Wagner, da Bahia, e o peemedebista Marcelo Miranda, do Tocantins, responderam que a política monetária está ?no caminho e no ritmo certos?. Os outros petistas que participaram da pesquisa – Marcelo Déda (Sergipe), Wellington Dias (Piauí) e Ana Júlia Carepa (Pará) – apontaram para a necessidade de aceleração do ritmo da queda da taxa de juros.

O questionário apresentado aos governadores, no início da semana passada, tinha sete perguntas. Dos 27 governadores, só os de São Paulo, José Serra (PSDB); do Paraná, Roberto Requião (PMDB); do Ceará, Cid Gomes (PSB); do Acre, Binho Marques (PT), e do Amapá, Waldez Góes (PDT), não responderam às questões.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo