A venda do pão francês por peso, iniciada em 20 de outubro, não parece ter agradado ao consumidor brasileiro, já habituado a pedir um certo número de pães na padaria. Em enquete do Portal Estadão, a maioria foi contra a medida do Inmetro. Dos 530 internautas que responderam à pergunta "Você está satisfeito com a venda do pãozinho por peso, e não mais por unidade?", 339 se mostraram insatisfeitos com a mudança
Entre as principais reclamações está o aumento do gasto das famílias. "Tenho 4 pessoas para tomar café de manhã, e os R$ 0,80 com que costumava comprá-los não são mais suficientes. Estou gastando em média R$ 0,96", afirma Taro Miura, de Jacareí (interior de SP)
Segundo o presidente da Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria (Abip), Alexandre Pereira, a mudança foi feita em benefício do consumidor, que "está pagando o que leva". Na venda por unidade, a lei exigia que todos os pães pesassem 50 gramas, o que, segundo ele, não ocorria
Segundo Pereira, a diferença no preço se dá porque agora o consumidor paga o preço real por um pão de 50 gramas, que antes poderia ter 40g e custar o mesmo. "Nas periferias dos grandes centros, as padarias estavam vendendo pães de 30 a 35 gramas a preço mais barato, dando a falsa impressão de ter melhores preços. Com a mudança, se o pão for mais pesado, o consumidor paga mais, e vice-versa.