Maioria dos brasileiros freqüenta missa ou culto

Mais da metade dos brasileiros freqüentam serviços religiosos como missas e cultos no mínimo uma vez ao mês e 11% têm mais de uma religião, revela pesquisa feita pelas universidades federais de São Paulo (Unifesp) e de Juiz de Fora (UFJF). O estudo confirma que 83% da população considera ?muito importante? a religião e apenas 6% é indiferente ou acha que não tem importância.

A pesquisa foi feita com 3.007 pessoas de todo o País e, segundo os coordenadores, segue método de representatividade da população adotado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entre os consultados, 37% declararam que vão a serviços religiosos uma vez por semana ou mais e 18%, uma ou duas vezes ao mês. ?O brasileiro normalmente se declara religioso, mas nunca tinha ficado claro que a freqüência em cultos é tão significativa?, diz Ronaldo Laranjeira, professor de psiquiatria da Unifesp e um dos autores do estudo.

A pesquisa confirmou dados revelados em outros estudos de que o número de católicos diminui no Brasil, enquanto o de evangélicos cresce. Entre os entrevistados, 68% se declararam católicos, porcentual que em 1991 era de 83,8% e em 2000, de 73,8%, segundo o IBGE. Os evangélicos eram 9% da população em 1991, passaram para 15,4% em 2000 e na pesquisa da Unifesp/UFJF são 24%, incluindo 2% que se declararam protestantes. Afirmaram ser espíritas 2% dos consultados. Apenas 1% disseram seguir a umbanda, o candomblé e outras, e 5% não têm religião.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo