A Federação das Indústrias do Estado do Paraná completa 62 anos nesta sexta-feira, 18 de agosto. Composta por 96 sindicatos, que representam 30 mil indústrias, responsáveis por 500 mil postos de trabalho, a Fiep é a maior entidade empresarial paranaense. Nos últimos anos, a Federação tem trabalhado pela conscientização do empresário buscando o seu envolvimento nas lutas em defesa dos interesses da indústria.

continua após a publicidade

?O momento histórico exige de nós, empresários, um salto qualitativo em termos de participação. Estamos sendo chamados a assumir plenamente a condição de cidadãos, o que significa atuar também como agente político?, afirma o presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures. Nesta linha, a Federação liderou este ano a criação do movimento Ação Política Empresarial, lançou o Guia do Voto Responsável e junto com outras entidades criou o Portal da Democracia, espaço aberto de debates sobre temas de interesse nacional e que servirá também para o acompanhamento da atuação dos políticos eleitos.

?Esta nossa atuação tem como principal objetivo buscar as mudanças que o Brasil tanto necessita para retomar o crescimento?, diz Rocha Loures. Segundo ele, por conta da condução equivocada da política econômica que privilegia o sistema financeiro em detrimento da produção, a indústria não está conseguindo cumprir o seu papel que é de crescer e fazer crescer.

Ele cita o exemplo da evolução da produção física da indústria brasileira comparada com o crescimento do PIB de 1991 a 2004. Enquanto o PIB no período cresceu a uma média de 2,5%, o crescimento da atividade industrial no mesmo período foi de apenas 1,76% em médio ao ano. ?O crescimento do PIB já foi pequeno e o da produção industrial foi menor ainda, o que revela um processo de desindustrialização?, observa Rocha Loures.

continua após a publicidade

Além da luta por mudanças, a Fiep por meio de suas instituições ? Sesi, Senai e IEL ? trabalha pela melhoria da produtividade e competitividade da indústria, qualificando os trabalhadores, estimulando a inovação, aproximando o setor empresarial do ambiente acadêmico e apoiando as empresas em ações que promovam a melhoria da qualidade de vida de seus funcionários. Estas instituições, juntas, formam o Sistema Fiep, totalmente mantido e administrado pela iniciativa privada.