O Paraná foi escolhido mais uma vez para ser sede de uma nova etapa do Encomex, o maior encontro brasileiro sobre comércio exterior. Conforme anunciado pelo governo federal, a 122.ª edição do encontro vai ser realizada em outubro, em Curitiba, com o objetivo aumentar a participação dos empresários paranaenses no comércio internacional.
Segundo o secretário da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul, Virgílio Moreira Filho, o evento deste ano terá um balcão de serviços para facilitar os negócios. ?Este evento traz ao pequeno empresário técnicas de apoio de comércio exterior, além de seminários e encontros setoriais voltados ao desenvolvimento?, explica.
Além do Governo do Paraná e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), o Encomex vai contar com a parceria da recém-criada Rede Internacional do Paraná, concebida para integrar programas e atividades realizados no Estado com a cooperação de outros países.
Participam da rede entidades como o Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), Federação do Comércio (Fecomércio), Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Federação das Associações Comerciais e Industriais do Paraná (Faciap), Associação Comercial do Paraná (ACP), Banco do Brasil e o Escritório de Representação do Itamaraty no Paraná (Erepar).
Para o coordenador da rede, Santiago Gallo, a escolha de Curitiba reflete o potencial exportador das empresas instaladas na capital e na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). ?São 21 municípios com pequenas e médias empresas que ainda não conhecem em detalhes a cultura exportadora. Existem mercados promissores como o Mercosul e, com qualidade e competência, qualquer empresa pode inserir seus produtos?, afirma.