O presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, disse que não existe a possibilidade de o BC permitir a volta da inflação em troca de um maior crescimento econômico. A declaração de Meirelles foi feita nesta segunda-feira (6) em entrevista coletiva após almoço realizado na sede da Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F).
"A sociedade está entrando em um debate que me parece extremamente positivo, sobre como podemos crescer mais. Isso é algo que certamente não será conseguido via inflacionária", afirmou Meirelles, lembrando que não existe experiência internacional bem-sucedida de maior crescimento com mais inflação. "Não é possível que, para fazer a economia crescer mais, tomemos medidas de política monetária que levem a uma inflação maior", sublinhou.
O presidente do BC destacou que é fato que o Brasil precisa, quer e tem condições de alcançar um crescimento maior. Além disso, disse que é esse o direcionamento dado hoje pelo presidente da República. "Em dito isso, é importante dizer como podemos fazê-lo. No caso do Banco Central, a maior contribuição que pode ser dada é a de não deixar dúvidas de que a inflação ficará na meta. Isso reduz os custos de inflação e de juros no longo prazo", observou.
Questionado sobre sua permanência ou não no governo a partir de 2007, Meirelles disse que esse é "um debate prematuro" e será oportunamente decidido pelo presidente Lula.