O ex-ministro da Fazenda Mailson da Nóbrega, sócio da Tendências Consultoria Integrada, afirmou que o maior mérito do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi não ter mudado a política econômica e ter mantido conquistas como estabilidade, previsibilidade e fortalecimento das instituições democráticas.
Segundo ele, essa atitude permitiu que a percepção de riscos do País no longo prazo fosse considerada a menor entre os BRICs – grupo de países composto por Brasil, Rússia, Índia e China – e possibilita um cenário de crescimento econômico maior que a média dos últimos 30 anos.
"O grande mérito do presidente Lula foi não ter mudado a política econômica e ter evitado a adoção de idéias do PT que poderiam ter jogado o Brasil numa grande crise", afirmou em palestra durante o 10º Seminário Perspectivas da Economia Brasileira – Cenários para o governo Lula, em São Paulo. "O Brasil vive seu melhor momento nas últimas três décadas", acrescentou.
Mailson ponderou, entretanto, que a realidade brasileira poderia estar melhor. "Não quer dizer que está tudo a mil maravilhas. Precisamos de reformas, infra-estrutura, corrigir a lentidão e a imprevisibilidade do Judiciário, maior respeito aos contratos e direitos de propriedade e combate à corrupção", exemplificou.
Comentando os resultados parciais das investigações da Operação Navalha, o ex-ministro ressaltou que também neste campo o Brasil tem fortalecido suas instituições. "O sistema de inteligência da Polícia Federal, bem como a autonomia da instituição, constitui bons sinais. Temos capacidade cada vez maior de detectar, investigar e punir a corrupção e um grande potencial para reduzi-la no futuro", opinou.