O maestro alemão Hans-Peter Frank regerá pela primeira vez a Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP). Os concertos serão no Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto, Guairão, no domingo (27), às 11h, na programação do Teatro para o Povo, e na segunda-feira (28), às 20h30. Esta última apresentação será em comemoração ao aniversário de 40 anos do IPPUC (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba). O solo será do pianista paranaense, Marco Antônio Almeida.

continua após a publicidade

No programa, Euryanthe, de Carl Maria von Weber, Concerto nº1 para piano e orquestra em Fa sustenido menor Op.1, de Sergei Rachmaninov, com o solo de Marco Antônio Almeida. Na última parte, Sinfonia nº4 em fa menor, op.36, de Tchaikovsky.

Peter Frank nasceu em Dresden, Alemanha, e iniciou sua carreira como assistente de Kurt Masur, no Staatstheater Schwerin, e de Otmar Suitner no Staatsoper Dresden. Durante oito anos foi o maestro principal no Deutsches Nationaltheater de Weimar. Já dirigiu a Gewandhausorchester, de Leipzig, a Staatskapelle, de Dresden, a Tschechische Philharmonie, de Praga, Philharmonie, de São Petersburgo, a Youmiyouri Nippon Symphony Orchestra, de Tokyo, entre outras. Realizou várias gravações com as orquestras Berliner Sinfonie-Orchester (Alemanha), Helsingborg Symfoniorkester (Suécia) e Staatskapelle (Weimar). Em 1990 foi indicado para o cargo de maestro honorário e recebeu a comenda de ?Cavaleiro da Ordem da Estrela do Norte? do rei da Suécia.

continua após a publicidade