O ministro da Previdência Social, Nelson Machado, disse nesta quinta-feira (14) que o governo fará um convite à sociedade para um grande debate nacional sobre o futuro da Previdência. Segundo ele, o presidente Lula já disse que não haverá necessidade de reforma na Previdência nos próximos quatro anos do novo mandato, porque o governo pode manter a atual situação com medidas de gestão.
Mas reconhece que para o longo prazo é preciso discutir uma proposta de previdência "para os nossos filhos e netos". "No longo prazo, todo mundo sabe que todas as sociedades refazem seu contrato social. E o presidente Lula sinalizou ontem que vai abrir um debate sobre o futuro da Previdência. E é nesse bojo que estamos colocando a participação, seja por meio de um conselho deliberativo ou consultivo de toda a sociedade, gerindo a Presidência Social", afirmou Machado.
Segundo ele, a idéia é promover um grande debate nacional para montar uma proposta que seja aceita pelo Congresso Nacional para os próximos anos. O ministro também comentou que os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que a situação demográfica do Brasil está se aproximando dos países desenvolvidos que tem baixa taxa de natalidade, e aumento da expectativa de vida. Segundo o ministro há estatísticas que mostram que, em 2050, 14 milhões de brasileiros estarão com mais de 80 anos.