São Paulo – O vice-presidente nacional do PTB, deputado estadual Campos Machado (SP), rebateu hoje, em nota, as declarações feitas ontem (15) pelo ministro do Turismo, Walfrido Mares Guia, de que o partido negociaria um eventual apoio à candidatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Machado afastou a possibilidade de uma aliança, ressaltando que as afirmações de Guia não encontram respaldo na base da legenda.
"A verdade é que o PTB, em sua grande maioria, já afastou a possibilidade de apoiar a reeleição do presidente Lula", afirmou. Ele argumentou que, diante das atuais circunstâncias, uma coligação com o PT para a eleição presidencial representaria "um ato explícito de traição aos sentimentos que imperam no partido".
Machado acrescentou que a executiva nacional do PTB decidiu manter a independência da legenda na eleição deste ano e que qualquer tipo de negociação teria de passar pelo presidente nacional da sigla, Flávio Martinez.
No comunicado, o vice-presidente nacional do PTB ressaltou que o entendimento, "se é que ele existe", envolveria apenas o ministro do Turismo, que, "até segunda ordem, não tem procuração para falar em nome do partido".