Machado diz que entrega hoje Previdência para Marinho

O ministro da Previdência Social, Nelson Machado, avisou que transmitirá hoje o cargo para o novo titular da pasta, o ministro do Trabalho, Luiz Marinho. Em rápida entrevista no Palácio do Planalto, Machado confirmou que recebeu um convite do ministro da Fazenda, Guido Mantega, para integrar o ministério, mas ficou de dar uma resposta depois de retornar de férias. Ele não especificou para qual cargo está cotado na Fazenda.

Já Mantega aproveitou para anunciar as trocas no comando dos bancos oficiais. Antonio Francisco Lima Neto ficará na presidência do Banco do Brasil, Maria Fernando Coelho vai presidir a Caixa Econômica Federal e Roberto Smith, o Banco do Nordeste (BNB). Mâncio Cordeiro será substituído por Abdias José de Souza Júnior no Banco da Amazônia (Basa). Segundo Mantega, Cordeiro está deixando o Basa para assumir a Secretaria de Fazenda do Acre. Abdias é superintendente regional do Banco do Brasil no Pará e tem 20 anos de carreira na instituição.

As escolhas foram técnicas, destacou o ministro, dizendo que manteve ‘profissionais experientes na área financeira’. "O desafio dos presidentes dos bancos oficiais será aumentar o volume de crédito e reduzir o custo financeiro dos spreads e melhorar a eficiência dos bancos e a governança corporativa, reduzindo os custos das instituições e diminuindo a inadimplência", salientou. Mantega destacou que o papel dos bancos federais é diferente das instituições privadas e é preciso dar mais atenção às pequenas e médias empresas, ao consumidor e ao agricultor.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo