Na partida mais esperada da rodada da Liga dos Campeões da Europa 2006/07, o Lyon superou nesta quarta-feira (13) o Real Madrid por 2 a 0 no Estádio Gerland, em Lyon, pelo Grupo E. Os franceses já haviam superado os rivais na temporada passada, também pela fase classificatória, por 3 a 0.
Apesar da reformulação promovida pela diretoria do clube madrileno – contratou o treinador italiano Fabio Capello, o zagueiro Fabio Cannavaro, o volante brasileiro Emerson e os atacantes Van Nistelrooy e Reyes, o Real esteve perdido em campo e foi dominado por quase todo o jogo.
Empurrado pela sua torcida, o Lyon saiu na frente logo aos 10 minutos do primeiro tempo. Numa bela jogada de Juninho Pernambucano, o meia lançou o atacante Fred, que ganhou na corrida do zagueiro Fabio Cannavaro e bateu de cobertura, na saída do goleiro Iker Casillas.
Os franceses quase ampliaram no lance seguinte. Depois de novo cruzamento de Juninho na área, o meia Malouda subiu livre de marcação e cabeceou para baixo, mas Casillas fez grande defesa ao tirar a bola em cima da linha.
Mas os donos da casa fizeram mais um aos 30. Gouvou recebeu na entrada da área, se livrou da marcação do brasileiro Roberto Carlos e tocou para o meia Tiago, que mandou para o fundo das redes. Seis minutos depois, o Lyon perdeu grande oportunidade de fazer o terceiro. Depois de uma bela jogada de Fred, o atacante deixou Anthony Réveillère de frente com Casillas, mas o defensor chutou fraco para a defesa do camisa 1 espanhol.
Com ampla posse de bola, o Lyon seguiu melhor e assustou o Real Madrid mais uma vez aos 41 minutos. Fred invadiu a área e foi desarmado pela defesa rival. Na sobra, Malouda soltou uma bomba e acertou o travessão. A equipe comandada pelo técnico Gérard Houllier seguiu melhor na etapa complementar e confirmou a vitória por 2 a 0.