Em eventos realizados simultaneamente em três municípios do Paraná, o Ministério de Minas e Energia e a Eletrosul, junto com o Governo do Paraná e as concessionárias de energia Copel ? Companhia Paranaense de Energia, Cocel ? Companhia Campolarguense de Energia e CFLO ? Companhia Força e Luz do Oeste / Grupo Rede, inauguraram nesta quarta-feira, dia 17, obras de eletrificação rural executadas por meio do Programa Luz para Todos. Foram beneficiadas 162 famílias de comunidades e assentamentos rurais nos municípios de São João do Triunfo, Campo Largo e Guarapuava.

continua após a publicidade

O Programa Luz para Todos investiu nessas obras mais de R$ 706 mil. "Essas obras contribuem para ampliar a renda das famílias atendidas, permitem o acesso à informação, à educação e ainda contribuem para gerar empregos", disse o gerente da Regional de Manutenção do Paraná da Eletrosul, Jorge Felipe Carminati Grein, que representou o presidente da Eletrosul, Milton Mendes, no evento realizado no centro de São João do Triunfo, região sul do Paraná.

Colocada no antigo prédio da Prefeitura de São João do Triunfo, a placa da obra foi descerrada no final da solenidade, realizada na praça da Matriz. Descerraram a placa o gerente da Eletrosul; o assessor de diretoria da Copel, José Cardoso Filho, que representou o presidente da Copel, Rubens Ghilardi; e o prefeito de São João do Triunfo, Luiz de Lima, acompanhados de outras autoridades locais. "Moro há seis anos nesse sítio, que tem oito litros de chão (o equivalente a cerca de 6,4 mil metros quadrados) e só agora a gente teve a ligação de luz", disse o agricultor Livair Sansão Estevão, com 56 anos de idade. Ele cultiva mandioca, hortaliças e 225 mudas de erva-mate na área doada pelo antigo patrão, onde mora com a mulher, Helena Lechinski, e seis dos nove filhos do casal, com idades entre 10 e 31 anos.

O agricultor e carpinteiro Orlando da Silva, 57 anos, disse que custou a acreditar na chegada da energia elétrica: "Moro há 37 anos no mesmo sítio em São João do Triunfo. Durante os últimos 15 anos usei um ‘rabicho’ puxado da casa do vizinho. Agora as coisas vão melhorar". Orlando mora com a mulher, Maria de Lurdes Pinheiro da Silva, e quatro dos seis filhos do casal numa área de meio hectare (cinco mil metros quadrados). "Os dois filhos mais velhos estão casados e me deram 11 netos", explicou.  A terra, onde cultiva milho, feijão, arroz, batata, repolho e outras hortaliças, foi herdada por Maria de Lurdes.

continua após a publicidade

Em Campo Largo, foram inauguradas obras que beneficiaram 51 domicílios rurais nas comunidades Campina do Vargedo e Taquara dos Pires e, em Guarapuava, 61 domicílios do assentamento Bananas. Mais de 800 pessoas foram beneficiadas nos três municípios.

O Luz para Todos é um programa do Governo Federal coordenado pelo Ministério de Minas e Energia. Conta com a participação fundamental dos governos estaduais, concessionárias de energia e das empresas do grupo Eletrobrás. No Paraná, o Governo Federal já investiu R$ 10 milhões através do Luz para Todos. Até o último dia 11 de agosto, 6.725 domicílios rurais já haviam sido atendidos, beneficiando mais de 33 mil pessoas. A meta do programa Luz para Todos até 2008 é a inclusão energética de 12 milhões de brasileiros.

continua após a publicidade