Mais 10 mil famílias carentes deverão ser beneficiadas em 2007 pelo Luz Legal. O programa é uma parceria entre a Companhia Paranaense de Energia (Copel) e a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) criada para levar ligações regulares de luz a ocupações precárias. Desde 2003, o Luz Legal já atendeu a mais de 3 mil domicílios em dez aglomerados urbanos na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), Londrina e Foz do Iguaçu.
A maioria das novas ligações do Luz Legal estará na região do Guarituba, no município de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. Na ocupação, uma das maiores do Paraná, vivem cerca de 12 mil famílias. O Governo do Paraná está investindo R$ 52 milhões na regularização fundiária e urbanização do Guarituba.
Para as milhares de famílias beneficiadas, o Luz Legal significa mais conforto e segurança. As ligações regulares implantadas pela Copel significam o fim dos ?gatos?, ligações clandestinas de energia, precárias e inseguras, que são comuns em áreas de ocupação irregular e favelas. O programa também significa a comprovação do endereço da família, pela conta de luz, que garante a possibilidade de fazer um crediário no comércio, por exemplo.
As famílias atendidas pelo Luz Legal têm direito ainda a outro importante programa do Governo do Paraná, o Luz Fraterna, que fornece energia elétrica gratuita a famílias carentes que consomem até 100 kWh por mês. No Luz Legal, a Copel é responsável por instalar as ligações de energia elétrica. A Cohapar faz o cadastramento das famílias beneficiadas. O Ministério Público Estadual também participa da parceria, prestando assessoria legal para a regularização das ligações.