O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visita hoje as cidades mineiras de Belo Horizonte e Pouso Alegre acompanhado dos ministros dos Transportes, Alfredo Nascimento; da Saúde, Saraiva Felipe; das Comunicações, Hélio Costa; e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias. A primeira parada do presidente é na capital do estado onde, às 10h30, visita as obras de duplicação da avenida Antônio Carlos.

continua após a publicidade

No fim da manhã, no Palácio da Liberdade, Lula participa da cerimônia de assinatura de atos na área de saúde. Na ocasião, o ministro Saraiva Felipe assina portarias para repasse de recursos de custeio ao Hospital de Venda Nova e de credenciamento ao Sistema Único de Saúde (SUS) de novos serviços de alta complexidade em cardiologia e saúde auditiva. Também firma convênio com a prefeitura da cidade para a conclusão da obra do Instituto do Coração de Minas Gerais (Cardiominas). Na mesma cerimônia, que contará com a presença do governador Aécio Neves, o ministro condecora o médico e ex-prefeito de Belo Horizonte Célio de Castro com a medalha da Ordem do Mérito da Saúde Oswaldo Cruz.

Da capital mineira, Lula e comitiva seguem para Pouso Alegre, aonde chegam às 14h40. Em seguida, visitam as obras de restauração e duplicação da BR 459, no trecho urbano do município. São 95,8 quilômetros que estão sendo recuperados de Poços de Caldas a Ipiúna e de Ipiúna a Pouso Alegre e que receberam R$ 144,3 milhões de investimentos do governo federal.

O último compromisso oficial do presidente em Minas será às 15h45, também na região de Pouso Alegre, quando inaugura a segunda etapa da duplicação da rodovia Fernão Dias (BR 381), no trecho que vai de Carmo da Cachoeira (MG) até a divisa com São Paulo. A BR 381 liga Belo Horizonte à capital paulista.

continua após a publicidade

Às 18h10, Lula embarca para Brasília. A chegada à Base Aérea da cidade está prevista para as 19h30.