Lula vence na maioria das cidades do exterior

O petista Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceu na maioria das 102 cidades de 76 países em que brasileiros residentes no exterior tiveram o direito de votar para presidente da República.

As eleições ocuparam destaque nos jornais e emissoras de TV de todo mundo. Paris, Londres, Roma, Berlim, Lisboa, Copenhague, Barcelona, Nova York e Washington estão entre os redutos eleitorais de Lula.

Já no Japão, a vitória ficou com José Serra (PSDB), que conquistou 48% dos votos. Quase 70 mil eleitores estavam inscritos, desde maio, para votar no exterior. Em algumas cidades, porém, o índice de abstenção passou de 50%, caso de Tóquio.

A regulamentação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estabelece que cidadãos que residem fora do País podem votar. Mas, de acordo com a Instrução 63 do TSE, só deve haver votação em cidades onde se inscrevam pelo menos 30 brasileiros.

Pessoas em viagem de turismo ou de negócios pelo exterior, entretanto, têm de apresentar justificativa. A votação foi realizada das 8 às 17 horas, pelo horário local, nas embaixadas e consulados do Brasil.

Assim, o Japão, por causa da diferença de fuso horário, foi o primeiro a anunciar o resultado. Cada embaixador ou cônsul deve enviar os números finais para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Distrito Federal.

Em Roma, 911 votaram em Lula (67%); Serra, em segundo, teve 279 (20%). Na Alemanha, o candidato petista ficou com 272 votos (64,6%) de Berlim, enquanto os outros 139 eleitores se dividiram entre Serra, Ciro Gomes (PPS) e Anthony Garotinho (PSB). Em outra cidade alemã, Munique, 493 ficaram com Lula. O petista venceu em Copenhague, na Dinamarca, alcançando 81 votos contra 37 de Serra, 14 de Ciro, e 3 de Garotinho.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo