Lula vence em 20 capitais, 19 estados e no Distrito Federal

Brasília – O presidente reeleito à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT/PRB/PCdoB), derrotou o seu adversário, Geraldo Alckmin (PSDB/PFL), em 19 estados e no Distrito Federal (DF) no segundo turno. O dado mostra a virada de Lula em três estados e no Distrito Federal, onde ele havia perdido votos para Alckmin no primeiro turno – um total de 10 estados. O petista conseguiu reverter a situação nos estados do Acre, Goiás, Rondônia e no Distrito Federal.

Alckmin manteve a liderança no Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Roraima, embora em todos Lula tenha reduzido percentualmente a diferença em todos esses estados. No Acre, por exemplo, Alckmin havia vencido, no primeiro turno, com 51,79% contra 42,62% de Lula. Nesta nova etapa da eleição, Lula obteve 52,37% dos votos e, Alckmin, 47,63%.

A maior votação que Lula obteve no segundo turno foi dos eleitores do estado do Amazonas, com 86,80% dos votos. Ele ampliou a diferença que havia no primeiro turno, quando alcançou 78,06% dos votos e, Alckmin, 12,45%. A pior votação do candidato reeleito ocorreu no estado de Roraima, onde obteve 38,51% dos votos. Foi nesse estado que Alckmin teve sua melhor votação: 61,49% dos votos.

Luiz Inácio Lula da Silva também foi o mais votado no segundo turno das eleições em 20 capitais brasileiras, de acordo com os números divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Já o candidato Geraldo Alckmin recebeu mais votos que o adversário em sete capitais: Maceió, Campo Grande, Curitiba, Porto Alegre, Boa Vista, Florianópolis e São Paulo.

No primeiro turno, Lula havia sido o primeiro colocado em 15 capitais, enquanto Alckmin foi o candidato com maior número de votos em 12. O cruzamento entre os resultados obtidos nos dois turnos mostra que, no segundo turno, o petista passou a frente do adversário em cinco capitais onde o desempenho do PSDB tinha sido melhor no primeiro turno: Rio Branco, Brasília, Goiânia, Cuiabá e Aracaju.

Na capital federal, por exemplo, Lula recebeu 56,96% dos votos válidos no segundo turno, contra 43,04% de Alckmin. Na votação anterior, o candidato tucano havia ficado em primeiro lugar, com 44,11% dos votos válidos. Já Lula havia obtido 37,05%, uma diferença de 19,91 pontos percentuais em relação à votação obtida no primeiro turno.

Nesta segunda-feira (30), um dia após o anúncio de sua vitória, Lula voltou para Brasília e seguie em carreata até o Palácio da Alvorada. Ele chegou de São Paulo, depois de ter acompanhado a apuração das eleições. Centenas de militantes do Partido dos Trabalhadores acompanharam a chegada de Lula na Base Aérea e o seguiram até o Alvorada., exibindo bandeiras e vestindo camisetas da campanha.

Ao chegar à residência oficial, Lula desceu do carro, cumprimentou os manifestantes e agradeceu a presença de todos. Ele voltou a afirmar que o segundo turno foi ?uma dádiva de Deus?. ?Houve quem achou que o segundo turno facilitaria a vida deles (adversários), mas facilitou a nossa?. Ontem (29), Lula fez um pronunciamento em um hotel de São Paulo e depois participou de uma festa na Avenida Paulista.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo