Brasília – Depois de lançar o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no início da semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende acompanhar de perto a execução do plano durante a próxima semana, a partir de terça-feira (30), quando discutirá as medidas econômicas do programa com os partidos aliados do Conselho Político da Coalizão, segundo o ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro.
Ele começa a vistoria na próxima quarta-feira (31), na cerimônia de assinatura dos contratos para a construção de 10 navios da Transpetro, empresa de transporte e logística da Petrobrás, no Porto de Suape, em Recife (PE). O PAC prevê a aquisição de 42 novos navios para transporte marítimo até 2012.
No mesmo dia, Lula visita obras da BR-101 Nordeste, em Parnamirim, que fica a 14 quilômetros de Natal (RN). O PAC prevê a duplicação da rodovia. De acordo com o programa, a maior parte das verbas para o setor de transportes irá para a região Nordeste (R$ 7,3 bilhões). Depois, em Crateús, interior do Ceará, o presidente participa da inauguração da terceira usina de biodiesel da empresa Brasi Ecodiesel, maior produtora do biocombustível no país.
Ainda em 2007, a Brasil Ecodiesel planeja instalar mais quatro fábricas em Rosário do Sul (RS), Porto Nacional (TO), Itaqui (MA) e Dourados (MS) e, com isso, a produção chegará a 757 mil litros de biodiesel por ano, segundo dados da empresa.
Na sexta-feira (2), Lula lança a pedra fundamental da unidade de polipropileno (material sintético plástico usado na produção de copos descartáveis e outros materiais) de Paulínia (SP), inaugura a estação de tratamento de esgoto de Anhumas em Campinas (SP) e participa de cerimônia religiosa em memória às vítimas do Holocausto, na capital paulista.