O assessor especial da Presidência da Republica Marco Aurélio Garcia disse hoje (15) que não houve constrangimento,e sim concordância do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o teor do discurso feito ontem pelo secretario-geral das Nações Unidas, Kofi Annan.
Em discurso ontem na abertura da 15ª Cúpula Ibero-Americana, Annan afirmou que o combate à pobreza passa pelo combate à corrupção. "Está claro que erradicar a pobreza requer combater a corrupção, promover a transparência e a boa governança", disse Annan, sem citar nenhum exemplo em particular. Parte da imprensa brasileira presente ao encontro entendeu a declaração como uma "indireta" ao Brasil e a Lula, devido às recentes denúncias de corrupção no país.
Em entrevista a jornalistas brasileiros e internacionais, Marco Aurélio Garcia explicou que não houve constrangimento nenhum, "até porque o presidente Lula sempre compartilhou da mesma opinião". O assessor voltou a afirmar que o governo tem apurado e combatido as denúncias de corrupção por meio do trabalho de órgaos como a Controladoria-Geral da União e a Polícia Federal.
Lula se encontrou neste sábado com Kofi Annan. Segundo Garcia, o secretário agradeceu o apoio do Brasil na defesa por reformas na ONU e declarou que acredita nas políticas econômicas e sociais desenvolvidas pelo governo brasileiro. Annan chegou a citar numeros que mostram crescimento na geração de emprego e renda no país.
Ainda segundo o assessor, Lula aproveitou o encontro para felicitar Annan pela classificação da seleção de futebol de Gana (país natal do secretário-geral da ONU) para a Copa do Mundo de 2006.
