A ampliação do mandato presidencial de quatro para cinco anos deveria substituir o mecanismo de reeleição, criado em 1997, na opinião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

continua após a publicidade

"O Brasil poderia ter um mandato de cinco anos, sem reeleição, porque assim quem está presidindo, não ficaria preocupado em fazer negociações para poder se reeleger", afirmou o presidente em entrevista a emissoras de rádio concedida hoje (7).

Apesar de não descartar a candidatura em 2006, Lula voltou a reconhecer que foi contrário à proposta de reeleição durante a elaboração da Constituição em 1988. "Eu sou contra a tese da reeleição, eu votei contra ela na Constituição de 88. Acho que foi um desatino ter diminuído o mandato de cinco para quatro anos", disse. O presidente disse que, naquela época, aparecia nas pesquisas com 40% de votos. "Resolveram mudar, diminuir o mandato, com medo que eu ganhasse as eleições".

Lula reafirmou que não tem pressa em decidir sobre a reeleição. "Eu estou vendo candidato para tudo quanto é lado. Tem mais candidato do que eleitor", ironizou.

continua após a publicidade

A entrevista foi a última de uma série de três coletivas a emissoras de rádio que foram realizadas em novembro e dezembro deste ano.