Todos os candidatos à Presidência da República, com exceção de Ciro Gomes (PPS), apresentaram uma oscilação positiva nas intenções de votos, segundo a última pesquisa nacional do Ibope, divulgada hoje no Jornal Nacional, da Rede Globo. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ganhou 2 pontos e chegou a 43%. José Serra (PSDB) oscilou 1 ponto para cima e tem 19%. Anthony Garotinho (PSB) passou de 15% para 16%, enquanto Ciro foi de 12% para 11%.

Houve uma queda de votos em branco, nulos e de eleitores indecisos. Os votos em branco e nulos somam 3% (eram 4% na semana passada) e 7% dos eleitores ainda não sabem em quem vão votar ou não responderam à pesquisa, comparados a 10% da rodada anterior.

Apesar de ter subido 2 pontos porcentuais, Lula permanece com 48% dos votos válidos (soma de todos os votos menos os em branco e nulos). Para se eleger no primeiro turno, o candidato precisa atingir 50% dos votos válidos mais um voto.

O índice de votos válidos de Lula ficou inalterado porque seus concorrentes também subiram na pesquisa, aumentando a base para o cálculo de votos válidos (na semana passada, a proporção de Lula era calculada sobre 86 pontos, enquanto, nesta rodada, a base é de 90 pontos). Serra tem 21% dos votos válidos; Garotinho  16%; e Ciro, 12%.

Como a margem de erro é de 1,8 ponto porcentual, para mais ou para menos, Anthony Garotinho está empatado tecnicamente com José Serra em segundo lugar. Por outro lado, o ex-governador do Rio conseguiu desfazer a situação de empate técnico com Ciro Gomes no terceiro lugar, que se configurava no levantamento anterior.

Nas simulações para o segundo turno, Lula venceria todos os seus adversários. Se a disputa fosse com Serra, ele ganharia por 55% a 35%, mantendo o índice da semana passada. Com Garotinho, o candidato petista seria eleito por 54% a 35% (na semana passada a taxa era de 55% a 34%). Caso concorresse com Ciro, teria 57% a 31% (era 56% a 32%).

A pesquisa, encomendada pela Rede Globo, foi feita entre os dias 28 e 30 de setembro. Foram entrevistados 3 mil eleitores em 203 municípios de todo o País.

Confirmação

O resultado confirma a tendência de crescimento de Lula indicado pela última pesquisa Datafolha, divulgada no sábado. Segundo o Datafolha, Lula oscilou 1 ponto para cima e chegou a 45% das intenções de votos (49% dos votos válidos). Serra e Garotinho se mantiveram estáveis: o tucano tem 19% e o ex-governador do Rio, 15%. Ciro caiu de 13% para 11%. Os votos em branco e nulos são 3% e os eleitores indecisos somam 5%.

Nas simulações para o segundo turno, Lula venceria Serra e Garotinho por 57% a 35%. Se disputasse com Ciro, o petista obteria 58% a 32%. A margem de erro do Datafolha é de 2 pontos porcentuais.

Para a analista de pesquisas eleitorais e consultora do Grupo Estado Fátima Pacheco Jordão, o quadro ainda pode ser modificado, principalmente por dois episódios que acontecem amanhã: o debate entre os presidenciáveis na Rede Globo e o direito de resposta que o PT obteve hoje no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no programa de Serra. “O debate pode apresentar opções para uma grande parcela de eleitores que ainda busca uma alternativa ou para aqueles que já escolheram uma, mas ainda se mostram dispostos a mudar de opinião”, diz ela.

Para a analista, a derrota do tucano no TSE pode representar uma neutralização no seu último programa no horário eleitoral gratuito. “É um impacto muito grande perder oito minutos no último dia de propaganda gratuita”, diz Fátima.

continua após a publicidade

continua após a publicidade