O presidente Luiz Inácio Lula da Silva seria reeleito em primeiro turno se a eleição presidencial fosse este mês. Em três simulações realizadas pela pesquisa CNT/Sensus Lula venceria seus concorrentes com 44% do votos, sendo seguido por Ciro Gomes. Na primeira simulação, Lula teria 44,6% do votos contra 35,4% dos outros candidatos. Ciro Gomes teria 15,5%; Anthony Garotinho, 9,7%; Aécio Neves, 8,9%, e outros candidatos, 1,3%.

continua após a publicidade

Os eleitores indecisos e votos brancos e nulos somariam 20,2%.

Na segunda simulação, em que o governador de São Paulo Geraldo Alckmin substitui Aécio Neves, Lula venceria com 44,9% dos votos contra 37% da soma dos concorrentes. Ciro teria 16%; Alckmin, 10,7%; Garotinho, 9,5%; outros candidatos 0,8%, e indecisos mais votos brancos e nulos, 18,2%. Na terceira simulação, em que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso substitui Alckmin, Lula venceria a eleição com 43,8% contra 37 9% da somas dos demais candidatos. Ciro Gomes teria 15,5%; Fernando Henrique, 13,1%; Garotinho, 8,6%; indecisos, brancos e nulos 18,5%, e outros candidatos 0,7%.

Segundo o presidente da CNT, Clésio Andrade, a avaliação positiva do governo é que está puxando as intenções de votos para Lula. Ele atribui à baixa votação em Fernando Henrique a uma renovação de gerações na política, onde o ex-presidente seria identificado como o mais novo dentre os políticos mais antigos. "O povo aposentou Fernando Henrique", afirmou. Andrade disse que na próxima pesquisa deverão ser feitas simulações incluindo o nome de Cesar Maia, prefeito do Rio pelo PFL, e talvez do prefeito eleito de São Paulo, José Serra.

continua após a publicidade