Lula sanciona lei que cria a Timemania

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou hoje, em cerimônia no Palácio do Planalto, a lei que institui a Timemania uma nova modalidade de loteria que vai arrecadar recursos para ajudar os clubes de futebol que possuem dívidas com a União.

O projeto, de autoria do deputado Pedro Canedo (PP-GO), já havia sido aprovado na última semana pelos deputados, que analisaram as modificações feitas pelos senadores. A Timemania, cuja loteria utilizará o escudo das equipes que disputam o Campeonato Brasileiro em suas três divisões, deve arrecadar cerca de R$ 500 milhões, segundo estimativa da Caixa Econômica Federal.

No discurso, Lula explicou que a nova loteria será importante para a recuperação dos clubes. O presidente também falou sobre a Copa do Mundo de 2014 e afirmou que gostaria que ela fosse realizada no Brasil. Além disso, Lula sugeriu que a CBF marcasse um jogo da Seleção no Líbano. Ainda no discurso, o presidente, que é corintiano, revelou torcer pelo Internacional, em Porto Alegre, embora seja "apaixonado" pelo Grêmio. A declaração do presidente provocou risos da platéia.

Quando a Timemania já estiver sendo explorada pela Caixa, 46% da arrecadação total será destinada aos prêmios; 22% para o pagamento das dívidas dos clubes de futebol; 20% para cobrir os custos da Caixa; 3% para o Fundo Penitenciário Nacional (Fupen); 3% para as Santas Casas de Misericórdia; 2% para as Secretarias de Esportes Estaduais; 2% para os Comitês Olímpico e Paraolímpico; 1% para a seguridade social e 1% para os clubes sociais.

A previsão é de que a nova loteria comece a vigorar no Brasil só no próximo ano, já que ela ainda deve passar por um processo de regulamentação.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo