O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou hoje, em cerimônia no Palácio do Planalto, a lei que institui a Timemania uma nova modalidade de loteria que vai arrecadar recursos para ajudar os clubes de futebol que possuem dívidas com a União.
O projeto, de autoria do deputado Pedro Canedo (PP-GO), já havia sido aprovado na última semana pelos deputados, que analisaram as modificações feitas pelos senadores. A Timemania, cuja loteria utilizará o escudo das equipes que disputam o Campeonato Brasileiro em suas três divisões, deve arrecadar cerca de R$ 500 milhões, segundo estimativa da Caixa Econômica Federal.
No discurso, Lula explicou que a nova loteria será importante para a recuperação dos clubes. O presidente também falou sobre a Copa do Mundo de 2014 e afirmou que gostaria que ela fosse realizada no Brasil. Além disso, Lula sugeriu que a CBF marcasse um jogo da Seleção no Líbano. Ainda no discurso, o presidente, que é corintiano, revelou torcer pelo Internacional, em Porto Alegre, embora seja "apaixonado" pelo Grêmio. A declaração do presidente provocou risos da platéia.
Quando a Timemania já estiver sendo explorada pela Caixa, 46% da arrecadação total será destinada aos prêmios; 22% para o pagamento das dívidas dos clubes de futebol; 20% para cobrir os custos da Caixa; 3% para o Fundo Penitenciário Nacional (Fupen); 3% para as Santas Casas de Misericórdia; 2% para as Secretarias de Esportes Estaduais; 2% para os Comitês Olímpico e Paraolímpico; 1% para a seguridade social e 1% para os clubes sociais.
A previsão é de que a nova loteria comece a vigorar no Brasil só no próximo ano, já que ela ainda deve passar por um processo de regulamentação.