O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), convocou para a próxima quinta-feira uma reunião com integrantes do futuro Conselho de Desenvolvimento Econômico, entre eles empresários e sindicalistas, para discutir pelo menos três pontos que Lula considera prioridade já para o início de seu governo: a fome, o aumento de emprego e a segurança pública. A informação é do porta-voz do presidente eleito, André Singer. ?A decisão foi tomada tendo em vista a necessidade de planejar, desde já, medidas de crescimento econômico e controle da inflação?, informou Singer. A reunião será em São Paulo, no Hotel Intercontinental.
Durante seu breifing diário do presidente eleito, Singer informou também que pela manhã Lula recebeu três telefonemas importantes: do Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Kofi Annan, de Nelson Mandela e do presidente mundial da Mercedes-Benz, Ben van Schaik. O telefonema do presidente da Mercedes foi considerado importante por Lula por causa do anúncio feito por ele do investimento de US$ 500 milhões a partir do próximo ano para o desenvolvimento de um novo veículo no Brasil.
Os telefonemas de Kofi Annan e d e Nelson Mandela foram de congratulações pela vitória de Lula nas eleições. Lula antecipou para Annan seu desejo de encontrá-lo o mais breve possível, já como presidente empossado no ano que vem. Para Mandela, com quem Lula já se encontrou diversas vezes nos últimos anos, ele lembrou o ?carinho? que foi recebido em sua visita a África do Sul e disse que vai ligar para Mandela ?sempre que precisar de conselhos? sobre o governo brasileiro.
Em pronunciamento feito hoje pela manhã para as 89 pessoas que participam da reunião da executiva nacional do partido, Lula voltou a afirmar que só vai anunciar os nomes dos seus ministros em bloco. Segundo Singer, Lula desautorizou todas as especulações veiculadas pela imprensa nos últimos dias, apontando supostos nomes que já estariam sendo sondados para participar do seu governo. Amanhã, Lula estará no Rio de Janeiro e, na quarta-feira, em Brasília.