Caracas (Venezuela) ? O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reconhceu a necessidade de ajudar o desenvolvimento dos países menores do Mercosul. Ao mesmo tempo, Lula cobrou a votação pelo Congresso Nacional de dois fundos de apoio ao bloco econômico ? um para o Mercosul e outro específico ao Paraguai.

continua após a publicidade

"Os países maiores do Mercosul temos clareza que precisamos ajudar os países menores. No caso do Brasil, criamos um fundo para ajudar no desenvolvimento dos países menores que está no Congresso Nacional. Nós esperamos que em algum momento ele seja aprovado", disse em entrevista à imprensa na entrada de um hotel da capital venezuelana.

"Brasil e Argentina terão muito mais tranquilidade de ver o Mercosul crescer quando pudermos ajudar mais o Uruguai, o Paraguai, a Bolívia", afirmou. O presidente viajou à Caracas para participar da cerimônia oficial de entrada da Venezuela no bloco sul-americano. Entre os chefes de Estado presentes, estão o argentino Néstor Kirchner, o paraguaio Nicanor Duarte, o uruguiao Tabaré Vasquez, e o boliviano Evo Morales.

continua após a publicidade