O presidente Luiz Inácio Lula da Silva despacha, às 9h30, no Palácio da Alvorada, com a subchefe de Articulação e Monitoramento da Casa Civil, Míriam Belchior.
Em seguida, às 11 horas, também no Alvorada, Lula recebe o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh. Os dois manterão encontro de trabalho (11h15), assinarão atos e declaração à imprensa (12h15) e participarão de almoço oferecido pelo governo brasileiro (13 horas).
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, essá é a primeira visita ao país de um chefe de governo da Índia em 38 anos. A última ocorreu em 1968, quando Indira Gandhi esteve no Brasil.
Na reunião, Lula e Manmohan Singh deverão examinar temas da agenda bilateral e assuntos da pauta regional e internacional, bem como a coordenação de posições em foros multilaterais, com especial ênfase na Organização das Nações Unidas (ONU) e na Organização Mundial do Comércio (OMC).
A visita, de acordo com o Itamaraty, dará continuidade ao diálogo político e aprofundará a cooperação entre o Brasil e a Índia em diversos setores, como ciência e tecnologia, agricultura, educação, cultura, turismo, energia, transportes e desenvolvimento social.
Lula esteve na Índia em janeiro de 2004, como convidado de honra do governo para as comemorações do Dia da República.
À tarde, às 16 horas, o presidente despacha com o ministro Luiz Dulci, da Secretaria-Geral da Presidência, e às 17 horas, recebe o núncio apostólico Dom Lorenzo Baldisseri.