O presidente Luiz Inácio Lula da Silva despacha com os ministros da Casa Civil, Dilma Rousseff, e da Secretaria de Relações Institucionais, Jaques Wagner, a partir das 9h30 no Palácio do Planalto. No fim da manhã, encontra-se reservadamente com o presidente do Uruguai, Tabaré Vásquez, que chegou ontem (15) à noite ao país para uma visita de dois dias. Em pauta, o fortalecimento do Mercosul, a consolidação da Comunidade Sul-americana de Nações e questões sobre o comércio bilateral.
Em seguida, os dois mandatários participam de reunião ampliada com ministros e assessores. Estarão presentes, entre outros, os ministros da Fazenda, Antônio Palocci; de Minas e Energia, Silas Rondeau; e das Relações Exteriores, Celso Amorim. Ao fim do encontro, Lula e Vásquez falam à imprensa logo após cerimônia de assinatura de acordos bilaterais nas áreas consular e de energia.
Ainda hoje, o representante uruguaio ? que viaja amanhã (17) de manhã para Assunção (Paraguai) ? será homenageado com um almoço oferecido pelo presidente brasileiro, às 13h30, na Granja do Torto.
Depois dos compromissos com Tabaré Vasquez, Lula retoma a agenda no Palácio do Planalto, quando recebe em audiência o presidente da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, e na seqüência, os dirigentes dos bancos públicos nacionais.