O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou hoje, ao participar da inauguração do III Terminal de Logística de Carga (Teca III) do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, que o desenvolvimento do país será prioridade para o governo no ano que vem. "O ano de 2005 será o ano em que vamos percorrer o Brasil realizando o que precisa ser realizado", destacou.
Lula disse que chegou a hora de o Brasil se tornar uma grande potência. "Não poderemos mais permitir que o Brasil não transforme o Século XXI no século do Brasil. O Século XIX foi da Europa e o Século XX, dos Estados Unidos. E nós, no Século XXI, poderemos, junto com a China, com a Índia e com a África do Sul, por exemplo, criar uma nova geografia comercial no mundo e fazer com que o Brasil seja tratado com o respeito que merece".
O terminal é considerado um novo marco para o desenvolvimento do pólo industrial da Zona Franca de Manaus. A obra tem capacidade para armazenar quase um milhão de toneladas de carga aérea. O Teca III terá condições de receber quatro vezes mais produtos, passando de 3 mil para 12 mil toneladas por mês.