O candidato da Coligação Lula Presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT-PL-PC do B-PCB-PMN), concluiu a participação no debate na Confederação Nacional da Agricultura (CNA), reafirmando o compromisso de aumentar o crédito, principalmente para os pequenos produtores, com o objetivo de que eles também possam industrializar parte da produção. ?Se pode financiar carro velho, por quê não financiar trator velho??, exemplificou.

Lula disse que o custo social de programas para esse segmento é menor do que sustentar cidadãos morando embaixo de pontes em São Paulo. Ele disse ainda que, nesses oito anos de mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso, mais gente deixou o campo do que foi para lá trabalhar. Lula alertou ainda para a necessidade de o Brasil se preparar com o objetivo de negociar, ?seriamente?, a formação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca). ?Se não, outra vez, vai render-se diante de forças poderosas.?

O candidato da Frente Trabalhista, Ciro Gomes (PPS-PDT-PTB), disse que resistia a fazer ?falsas promessas? e a ?semear ilusões?, principalmente neste ?mau momento? que o País enfrenta, com 11 7 milhões de desempregados. Ciro se comprometeu a, se eleito, convocar os líderes do setor rural para discutir as questões e defendeu o fortalecimento do seguro agrícola e da biotecnologia. Ele disse ser fundamental retomar o impulso da pesquisa. ?Não devemos ter medo. Apenas nos cercar das cautelas necessárias?, concluiu.

continua após a publicidade

continua após a publicidade