Brasília – Ao inaugurar nestaterça-feira (21) um trecho de 127 quilômetros da BR-364, entre os municípios de Cafezal e Comodoro (MT), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a consolidação de uma política de seguro agrícola no país, para reduzir prejuízos causados por eventuais crises na agricultura brasileira.
Para o presidente, é preciso garantir mecanismos para que o agricultor não seja ?vítima da chuva, do sol ou de uma praga". "E, depois, a gente tem que construir às pressas planos de salvamento para a agricultura?.
Na avaliação de Lula, se o governo consolidar uma política de seguro agrícola, "todo mundo vai ter a certeza que, quando tiver uma crise, ele vai ter o dinheiro para ressarcir um possível prejuízo que ele teve e tocar a agricultura no ano seguinte?.
Segundo ele, a agricultura tem que ser tratada com carinho, pois é um dos pilares do desenvolvimento econômico do país. Ele acrescentou ter consciência da qualidade tanto dos empresários agrícolas brasileiros como da produção da agricultura familiar.
No discurso, também destacou que, em 2006, os sinais de recuperação da ?crise profunda? enfrentada pelo setor nos últimos dois anos são ?extraordinários?.
?Não podemos esperar ter outra crise para resolver o problema da agricultura, temos que aproveitar, no momento em que a agricultura se recupera, para que a gente possa estabelecer todas as políticas agrícolas necessárias para que, numa próxima crise, a gente não seja pego de calça curta como fomos pegos nessa crise agora, quando muita gente deixou de produzir, a indústria de máquinas deixou de vender e muitos trabalhadores foram mandados embora?.
O presidente ponderou que a crise no setor agrícola deve servir de lição para que a experiência não se repita. ?Vamos aprendendo a lição que aprendemos e, com a possibilidade de mais quatro anos de governo, trabalhando de forma uniforme, governo do estado e governo federal. E a gente vai poder garantir que a agricultura brasileira não sofra mais a crise que ela sofreu nesses últimos dois anos?.
O desenvolvimento do país passa por mais investimentos em infra-estrutura, como a construção de estradas, para facilitar o escoamento dos produtos agrícolas, ressaltou Lula.
Durante a visita ao Mato Grosso, ele vistoriou as obras de asfaltamento da BR-364, considerada principal via de escoamento da produção agropecuária do estado para a região Sudeste. Iniciada em 2001, a obra tem extensão de 453,3 quilômetros, dos quais 170 foram asfaltados.
De acordo com Lula, inaugurar o trecho é como fazer uma ?operação de safena numa pessoa que estivesse doente, que a gente tivesse colocando algo novo para essa pessoa poder sobreviver?.
Lula destacou também a importância do Complexo Hidrelétrico do Rio Madeira, em Rondônia, para facilitar o escoamento da produção agrícola na região.
?Fazendo a hidrelétrica do rio Madeira, vamos ter que fazer as eclusas para que os produtos possam sair pelo rio e chegar na Europa muito mais rápido, muito mais barato, para garantir mais rentabilidade e, conseqüentemente, mais investimento e mais emprego para as pessoas?.