O governo encaminhará projeto de lei propondo indenização às famílias das vítimas da tragédia de Alcântara (MA), em que 21 técnicos morreram na explosão do Veículo Lançador de Satélite (VLS-1) no último dia 23. O anúncio foi feito há pouco pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante o velório no Centro de Tecnologia Aeroespacial (CTA). Lula também anunciou que encaminhará outro projeto de lei propondo bolsas de estudos para os filhos de todas vítimas. “As crianças terão direito a bolsa até a formatura na universidade”, disse o presidente, sob forte choro.

Lula ficou emocionado durante toda a cerimônia e chorou por diversas vezes ao abraçar cada parente das vítimas de Alcântara, principalmente quando se encontrava com aquelas mais consternadas, entre mulheres, pais, mães e filhos dos técnicos. Ele encarregou o ministro da Defesa, José Viegas Filho, de promover uma reunião com representantes das famílias para analisar como o governo poderá ajudá-las. E reiterou que o programa espacial brasileiro continuará, como “a melhor homenagem que se pode fazer aos que morreram”.

A cerimônia foi acompanhada por cerca de 1.500 pessoas, que lotaram o ginásio esportivo do Centro. Os populares acompanharam a cerimônia das arquibancadas do ginásio. O interior da quadra poliesportiva ficou reservado aos parentes das vítimas. Todos os 21 corpos já foram identificados, mas apenas 19 foram velados em São José dos Campos. Mais dois corpos ainda estão em São Luís (MA).

No velório, os técnicos foram homenageados com a colocação da bandeira nacional sobre os seus caixões, com a execução do Hino Nacional e com uma salva de tiros de fuzil.

continua após a publicidade

continua após a publicidade