Brasília – O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, informou há pouco que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva propôs ao presidente dos Estados Unidos, George Bush, em conversa por telefone, nesta manhã, a realização de um encontro de líderes mundiais para impulsionar as discussões da Rodada Doha da Organização Mundial de Comércio (OMC) sobre a redução dos subsídios agrícolas.
A proposta já havia sido apresentada por Lula, na semana passada, ao primeiro ministro do Reino Unido, Tony Blair. Segundo Amorim, Lula sugeriu a Bush que a reunião seja feita em janeiro. Bush, de acordo com o ministro, considerou a sugestão "excelente".
O encontro proposto por Lula reuniria, possivelmente na Europa, líderes do G-8 (os sete mais ricos do mundo mais a Rússia) e de sete ou oito nações em desenvolvimento. A proposta de Lula surgiu devido à expectativa pessimista sobre os resultados da reunião ministerial da OMC, entre os próximos dias 13 e 18, em Hong Kong. "O presidente Bush disse e o presidente Lula concordou que Hong Kong não pode ser visto como um ponto final da Rodada Doha, mas é crucial que todo os países se coloquem de acordo para alcançar resultados vitais para o comércio, o desenvolvimento econômico e até mesmo para a luta contra o terrorismo e a pobreza", relatou Amorim.
Na conversa, segundo o relato de Celso Amorim, Bush agradeceu a liderança do Brasil e do próprio Lula nas negociações da Rodada Doha. "As coisas estão paradas e é preciso fazer a União Européia avançar", afirmou Bush. "Isso vai envolver a necessidade de que alguns países saiam de posições entrincheiradas em que estão hoje", acrescentou, em referência à resistência dos europeus em oferecer maior abertura de seus mercados para produtos agrícolas e reduzir mais substancialmente os subsídios concedidos aos produtores.
No telefonema, Lula também informou Bush sobre os dados mais recentes do IBGE que apontaram para a redução da miséria no Brasil. Segundo Amorim, Bush parabenizou Lula e sugeriu que os dados fossem mostrados nas Nações Unidas. A conversa durou cerca de 30 minutos.