O candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, prometeu hoje, durante encontro com pescadores no Rio de Janeiro, criar a Secretaria Nacional de Pesca e Aquicultura, para desenvolver e elevar a produção pesqueira do País. ?Não é admissível que um País como o Brasil tenha uma produção de pesca tão pequena?, discursou Lula, diante de dezenas de pescadores reunidos no Sindicato dos Armadores de Pesca do Estado do Rio, na Ilha da Conceição, na Baía de Guanabara. Em seus compromissos e encontros políticos no decorrer da campanha eleitoral, Lula já propôs a criação da Secretaria da Mulher; Secretaria de Comércio Exterior e um Ministério das Cidades.
Para os pescadores, Lula admitiu que só tomou conhecimento dos problemas da categoria recentemente. ?Eu não tinha noção da situação da pesca no Brasil e como o setor não é respeitado pelo governo?, afirmou. O candidato petista prometeu, se eleito, tentar elevar o consumo per capita de peixe do País, que hoje é de 7 kg/ano – e a recomendação mundial é de 13 kg/ano.
Durante um pronunciamento na rádio da entidade, cujo sinal chega aos pescadores em alto mar, Lula prometeu, além da secretaria, várias medidas para incentivar a pesca no Brasil. Entre elas, a formulação de um plano de desenvolvimento sustentável para a pesca, a criação de linhas de crédito e a ampliação da infra-estrutura de armazenamento e comercialização do pescado.
Mais tarde, em conversa com os pescadores da Ilha da Conceição, Lula afirmou ser um ?grande pescador de rio?: ?Vocês estão falando com alguém que já pescou seis toneladas de peixe espada de uma vez?, brincou.