Em seu discurso no encerramento do 8º Grito da Terra Brasil, organizado pela Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura), em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu assentar até o final de seu mandato todas as famílias acampadas no país. A promessa faz parte de uma lista com mais de 200 reivindicações da entidade, entregue ao presidente.
Além do assentamento, Lula prometeu liberar R$ 5,4 bilhões para a agricultura familiar, dar infra-estrutura aos assentamentos, renegociar as dívidas dos agricultores, criar um projeto de habitação rural, implementar um programa educacional para o campo, adotar ações emergenciais para atender nordestinos atingidos pela seca, intensificar o combate ao trabalho informal e escravo no campo e estudar uma forma de desburocratizar o acesso à aposentadoria rural.
Segundo informações da Contag, Lula foi recebido por cerca de 3.000 trabalhadores rurais de todos os estados. A entidade reúne 3.880 sindicatos, capilarizados em todos os municípios do país.