Se as urnas confirmarem amanhã o que apontam todas as pesquisas divulgadas até hoje, o pernambucano Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 57 anos, ex-torneiro mecânico, corintiano, será confirmado ainda esta noite como o 17º presidente da República diretamente eleito. Mais que isso, ele pode se tornar o cidadão com o maior número absoluto de votos – batendo o seu próprio recorde do último dia 6 – e também com o maior porcentual (do total de eleitores) já obtido por um candidato desde que os militares derrubaram a monarquia, há 113 anos.
Foram dirigidos ao petista, nas últimas pesquisas da semana, entre 64% e 66% dos votos válidos (excluídos do eleitorado total a abstenção e os votos nulos e brancos). Seu rival, o tucano José Serra, ficou com 34% a 36%. Se os índices de abstenção e votos brancos e nulos se mantiverem semelhantes aos registrados no primeiro turno e as pesquisas refletirem a verdadeira intenção de voto do eleitorado, a votação final do candidato petista poderá ficar entre 52 e 54 milhões de votos.
Confirmadas tais previsões, Lula deverá tirar do marechal Eurico Gaspar Dutra um recorde de 57 anos. É de Dutra, primeiro presidente eleito depois dos 15 anos de ditadura de Getúlio Vargas, o maior porcentual de votos já obtidos por um presidente: 55,4%, na eleição presidencial de 1945. Dutra foi escolhido por 3.251.507 eleitores, de um universo de apenas 7,5 milhões de eleitores.