O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu ousadia aos chefes de Estado do Mercosul para que o bloco econômico progrida. "Para avançarmos na agenda interna do Mercosul, precisamos da mesma ousadia que tem orientado nossa atuação externa. O Mercosul tornou-se plataforma de negociação privilegiada que potencializa a capacidade individual de nossos países de competir na economia global", disse o presidente, em pronunciamento feito na reunião do Conselho de Cúpula do Mercosul, em Assunção, Paraguai, nesta manhã.
Lula comentou a respeito dos negócios que o bloco fechou com a Índia, África do Sul e sobre os acordos em andamento com o Canadá, Egito, Israel, Marrocos, Conselho de Cooperação do Golfo e com a União Européia.
Porém, o presidente afirmou que, para a integração efetiva do Mercosul, são necessárias "respostas afirmativas". Citou, como exemplos, a eliminação da bitributação da tarifa externa comum, que contribuirá para estimular o intercâmbio comercial dos países do bloco. "O Mercosul está ganhando o mundo, estabelecendo parcerias e desbravando novos mercados", ressaltou Lula.