Brasília ? O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu hoje (9) ao presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES), Demian Fiocca, mais agilidade na análise de projetos pela instituição.

continua após a publicidade

"A máquina pública de um banco ou do governo tem determinados ritmos de funcionamento que às vezes é possível a gente dar um pouquinho mais de corda para ela funcionar mais rápido", disse Lula, durante o evento de lançamento do programa Procaminhoneiro, linha de financiamento para a compra de veículos.

O presidente afirmou que foi informado há algum tempo do tempo médio para a aprovação de projetos no BNDES: 275 dias. "Eu confesso que tomei um susto", comentou Lula. "Acho que para dizer sim pode até demorar um pouco, mas para dizer não tem que ser rápido".

O presidente também defendeu que o BNDES financie projetos em outros países: "O Brasil não só pode como tem a obrigação de financiar o desenvolvimento nos países que fazem a fronteira com o nosso porque nós temos a responsabilidade também com o crescimento desses países, com a segurança, com a paz no nosso continente."

continua após a publicidade