Brasília ? O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu hoje (9) ao presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES), Demian Fiocca, mais agilidade na análise de projetos pela instituição.
"A máquina pública de um banco ou do governo tem determinados ritmos de funcionamento que às vezes é possível a gente dar um pouquinho mais de corda para ela funcionar mais rápido", disse Lula, durante o evento de lançamento do programa Procaminhoneiro, linha de financiamento para a compra de veículos.
O presidente afirmou que foi informado há algum tempo do tempo médio para a aprovação de projetos no BNDES: 275 dias. "Eu confesso que tomei um susto", comentou Lula. "Acho que para dizer sim pode até demorar um pouco, mas para dizer não tem que ser rápido".
O presidente também defendeu que o BNDES financie projetos em outros países: "O Brasil não só pode como tem a obrigação de financiar o desenvolvimento nos países que fazem a fronteira com o nosso porque nós temos a responsabilidade também com o crescimento desses países, com a segurança, com a paz no nosso continente."