O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou nesta segunda-feira (19), em reunião realizada no final da manhã, a apuração imediata e rigorosa das causas dos problemas ocorridos ontem e hoje nos aeroportos do País, com atrasos e cancelamentos de vôos. Lula também determinou que os usuários do transporte aéreo sejam informados de modo rápido e correto sobre os problemas ocorridos.
De acordo com nota do Ministério da Defesa, além do fechamento do aeroporto de Congonhas ontem, por duas horas, e a pane sistema de processamento de plano de vôos do Cindacta 1, um terceiro fator contribuiu para os atrasos de ontem: por volta das 15h, houve uma queda de energia no aeroporto de Brasília, o que causou uma degradação dos sistemas da torre para o controle dos planos de vôo.
Segundo a nota, "os atrasos de hoje decorrem de um efeito-cascata das operações de ontem, e a situação deverá se normalizar, dependendo das condições meteorológicas, ao longo do dia".
Participaram da reunião com o presidente os ministros da Casa Civil, Dilma Rousseff, e da Defesa, Waldir Pires, além do general Jorge Armando Félix, Gabinete de Segurança Institucional comandante da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro Juniti Saito e os representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero).