Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu posse nesta terça-feira (15) ao ministro da Secretaria Especial e Portos, Pedro Brito. Em uma cerimônia rápida no Palácio do Planalto, o presidente afirmou que a secretaria foi criada "porque os portos têm sido os gargalos a serem resolvidos nesse governo".
A profissionalização na gestão dos portos foi a recomendação do presidente ao ministro Pedro Brito. "O porto não pode ser uma partilha de partidos políticos, de pessoas que não têm a competência profissional para administrar os portos. Quero gestão, quero resolver os problemas crônicos", disse o presidente.
Após a cerimônia, Pedro Brito afirmou que a prioridade da secretaria será a profissionalização pedida pelo presidente, para permitir que os portos tenham eficiência e assim garantam a competitividade dos produtos brasileiros. "A decisão do presidente é muito clara, vamos profissionalizar os portos, então essa é a prioridade número um que vamos buscar, dotá-los [portos] de gestão profissional".
A nova secretaria tem orçamento de R$ 700 milhões e será responsável pela formulação de políticas e execução de medidas para o desenvolvimento dos 40 portos públicos brasileiros. Até então a administração dos portos era responsabilidade do Ministério dos Transportes.
Segundo Brito, além do orçamento, estão previstos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) R$ 2,7 bilhões para obras de infra-estrutura nos 12 principais portos do país até 2010.