O presidente Luiz Inácio Lula da Silva passa o dia de hoje (8) na Granja do Torto, residência oficial, sem compromissos oficiais. Amanhã (9), Lula deve comparecer à urna especial, no Escritório Nacional do PT, em Brasília, para votar no segundo turno das eleições para a presidência nacional do partido. A informação é da Secretaria de Imprensa e Porta-Voz da Presidência da República. No primeiro turno, realizado em 18 de setembro, Lula não votou.
Disputam o segundo turno o deputado estadual gaúcho e ex-prefeito de Porto Alegre Raul Pont, da tendência Democracia Socialista, e o deputado Ricardo Berzoini (PT-SP), representante do Campo Majoritário. Amanhã, das 9 às 17 horas, petistas de todo o Brasil vão às urnas para escolher, em segundo turno, o presidente nacional do PT. Em oito estados, 86 municípios (sendo 10 capitais) e 19 zonais, também serão escolhidos presidentes do PT nessas instâncias.
Segunda-feira (10), o presidente Lula viaja para o Rio de Janeiro, onde vai participar, às 10 horas, da cerimônia de lançamento do Programa de Modernização e Expansão da Frota Nacional de Petroleiros da Petrobras. Às 15h30, já de volta a Brasília, Lula se reúne, no Palácio do Planalto, com o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende. Às 17h30, ele se encontra com a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, e às 18 horas, com o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Luiz Dulci.