O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa hoje do batismo do navio plataforma 50 (P-50), a maior embarcação da Petrobras em capacidade de processamento diário de barris de petróleo (180 mil). A cerimônia, que conta com a presença do ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, ocorre às 10h30 no Estaleiro Mauá em Niterói (RJ).
Com índice de nacionalização de 35%, a plataforma custou US$ 634 milhões, gerando 4 mil empregos diretos e outros 12 mil indiretos. A nova unidade produz, armazena e escoa petróleo e gás natural. Possui 337 metros de comprimento, calado (área submersa) de 21 metros e capacidade de compressão de 6 milhões de metros cúbicos de gás natural e de estocagem de 1,6 milhão de barris de óleo.
Após a cerimônia, o presidente almoça com empresários do setor naval no refeitório do estaleiro. Na seqüência, vai para centro de convenções do Hotel Glória onde, às 15h30, participa da abertura do 25º Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex). O encontro vai até sexta-feira (25), com a finalidade de discutir a política de comércio exterior e a competitividade como objetivo determinante. O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, estará presente na abertura do 25º Enaex, que é promovido pela Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB).
Às 16h45, Lula deixa o Hotel Glória com destino à Base Aérea do Galeão, de onde viaja para Brasília. O embarque está previsto para as 17h15. A chegada à capital do federal deve ocorrer às 18h45.