O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa da abertura da 4ª Cúpula das Américas, às 16h30, na cidade argentina de Mar del Plata. O encontro, que vai reunir até amanhã (5) chefes de Governo e de Estado de 34 países do continente americano, tem como objetivo discutir a geração de postos de trabalho para o enfrentamento da pobreza e o fortalecimento da governabilidade democrática. A integração econômica das três Américas também deverá ser abordada.
Logo após a cerimônia de abertura no Auditório da Cidade, Lula e os demais presidentes assistem a apresentações musicais e folclóricas produzidas pelo coreógrafo argentino Pepe Ciprián. Em seguida, se dirigem para o Hotel Hermitage, onde ocorre a primeira sessão plenária de debates sobre o tema "Crear Trabajo Decente".
Às 19 horas, Lula recebe o presidente do México, Vicente Fox. O último compromisso oficial de hoje será às 21 horas quando participa, juntamente com os chefes de Estado e de Governo do continente, de um jantar oferecido pelo presidente da Argentina, Nestor Kirchner, no Cassino Central.
O presidente brasileiro chega a Mar del Plata às 13 horas, acompanhado dos ministros do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e de Relações Institucionais, Jaques Wagner, entre outros convidados . A saída de Brasília está prevista para as 10 horas.